top of page
Destaques

Espetáculo Refúgio reestreia no Teatro Sérgio Cardoso


Sem nenhum motivo aparente pessoas começam a ir embora, sem explicações. Parecem ter sido sequestradas ou mortas, mas nada é muito claro. Uma mulher procura entender o que está acontecendo, seu marido a acompanha nesta busca. O mundo ao redor deles caminha para uma completa desestruturação, e ela mergulha cada vez mais em uma angústia sem solução onde o suspense é cada vez mais crescente.

O clima de mistério permeia o espetáculo Refúgio, de Alexandre Dal Farra, que volta em cartaz para temporada de 12 de setembro a 3 de outubro, no Teatro Sérgio Cardoso. As sessões acontecem às terças e quartas, às 19h30. No elenco estão Marat Decartes, Fabiana Gugli,

Andre Capuano , Carla Zanini e Clayton Mariano.

Na trama, nada se explica completamente. A linguagem lacunar das personagens não se deve às suas características psicológicas, mas sim a uma indefinição objetiva da própria realidade. A peça flerta com o ambiente do Cinema Noir de diretores como Alfred Hitchcock e com o Teatro do Absurdo de Samuel Beckett. “Se existiu um teatro do pós-guerra, que tentava dar conta da experiência catastrófica da guerra, aqui é como se estivéssemos olhando para a possibilidade de um conflito iminente, como um ‘teatro pré-guerra’. O texto fala de um mundo que se acabou, de um momento histórico em que a esperança de um capitalismo com face humana caiu por terra”, comenta Dal Farra.

A ideia é explorar em cena duas concepções diferentes de refúgio para discutir a desestruturação simbólica do cotidiano. “Tratamos da ambiguidade entre dois sentidos da palavra refúgio: uma opção de fuga de um lugar em que não se quer/pode ficar ou como um espaço em que se fica para fugir de uma situação. É por causa desse sentido amplo que o refúgio se dá em um ambiente aparentemente cotidiano. N0ão se trata de uma guerra ou algo destrutivo, mas sim de uma espécie de desagregação sutil da estrutura do próprio cotidiano”, explica o autor.

Para criar esse ambiente, a iluminação e a cenografia transmitem ao espectador uma sensação de espera em um lugar entre dois mundos. “Essa casa vai diminuindo até chegar a prensar as personagens até que eles quase não caibam ali. A música também ajuda a reproduzir essa sensação de crescente claustrofobia. Os figurinos sugerem certa violência e um ambiente belicoso de maneira sutil e algo subterrânea, que tensiona as características reais das personagens, dando sinal da tensão que sustenta a peça como um todo”, acrescenta.

Ficha técnica:

Texto e direção: Alexandre Dal Farra

Elenco: Fabiana Gugli, Marat Descartes André Capuano, Carla Zanini e Clayton Mariano

Cenário e desenho de luz: Marisa Bentivegna

Operação de Luz: Raquel Balekian

Música e desenho de som: Miguel Caldas

Operação de som: Tomé de Souza

Cenotécnica: Rogério Santos

Figurino: Eduardo Climachauska

Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli

Direção de Produção: Palipalan Arte e Cultura

Fotos: Otávio Dantas

Assessoria de Imprensa/Redes sociais: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes

REFÚGIO

Teatro Sérgio Cardoso

Sala Paschoal Carlos Magno

Endereço: Rua Rui Barbaso, 153 - Bela Vista - São Paulo/SP

Telefone: (11) 4003-1212 Capacidade: 144 lugares

Dia: De 12 de Setembro a 03 de Outubro

Horário: Terças e Quartas às 19h30

Gênero: Drama

Duração: 75 minutos

Classificação: 14 anos

Ingressos: R$ 50,00 Inteira e R$ 25,00 Meia

Venda na bilheteria e pela internet www.ingressorapido.com.br

Posts Recentes
Arquivo

ANUNCIE AQUI!

bottom of page