top of page
Destaques

Documentário vencedor sobre a Cia Ballet de Cegos teve estreia mundial no Festival de Cinema de Los

História de superação brasileira emocionou críticos e cinéfilos do meio americano

Os alunos, equipe e amigos da Associação Fernanda Bianchini Cia Ballet de Cegos estão orgulhosos pela oportunidade da estreia mundial da versão em longa-metragem do documentário ‘Looking at the Stars’ (ou ‘Olhando Pras Estrelas’), dirigido pelo documentarista Alexandre Peralta, no Festival de Cinema de Los Angeles, em setembro, nos Estados Unidos.

O filme foi inicialmente gravado para uma versão em curta-metragem, com 30 minutos de duração, sobre a desafiadora e emocionante rotina de bailarinas (os) da única escola de balé para deficientes do mundo. O curta foi o ganhador da medalha de ouro na categoria ‘Documentário’ do 42º Oscar Estudantil pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood, uma das mais importantes premiações do meio, realizada em setembro de 2015. O filme é resultado do trabalho de conclusão de curso de mestrado em cinema de Peralta, aluno graduado em 2014 pela University of Southern California (USC).

Com o sucesso do curta, a equipe decidiu expandir o filme e fazer um documentário em longa-metragem, que teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Los Angeles, a realizar-se entre 1 a 9 de junho próximo, nos Estados Unidos. O festival foi aberto ao público.

No dia 4 de junho, sua versão em longa-metragem (de 90 minutos) foi exibida pela primeira vez, durante o Los Angeles Film Festival, na Califórnia, em um dos principais eventos do segmento da Costa Oeste americana, que atrai cinéfilos, críticos e executivos da indústria do entretenimento de Hollywood.

Produção e inspiração – Desde 2013, o jovem documentarista santista acompanhou as atividades e a integração social das jovens bailarinas Geyza Pereira e Thalia Macedo, da escola de balé da Associação Fernanda Bianchini, entidade pioneira no desenvolvimento do método de ensino da dança clássica para pessoas com deficiência visual.

Segundo Alexandre Peralta, que chegou a iniciar a campanha na plataforma de crowdfunding Catarse.me, para ‘ajudar a virar realidade o documentário sobre a primeira e única companhia de Ballet para Cegos, localizada em São Paulo’, o filme mostra “a superação e a beleza de poder fazer o que se ama", em suas palavras. "Há três anos começamos este projeto como um retrato da escola e, desde então, ele se transformou em uma incrível jornada que acompanha a vida de duas jovens notáveis que vivem mudanças importantes”, disse. A experiência também despertou um novo olhar em toda a equipe, que pôde “perceber como a coragem e a paixão são capazes de superar grandes desafios", declarou o diretor ao acrescentar que foi uma “honra ter esse reconhecimento com o meu primeiro documentário e, com certeza, já abriu algumas portas sendo um ótimo incentivo para continuarmos o trabalho na versão mais longa”.

Durante a premiação, realizada em 17 de setembro de 2015, Peralta lembrou os “anos de muito trabalho e dedicação de muitas pessoas” ao agradecer os personagens da história: “estamos muito animados com essa nova etapa e ainda mais felizes porque algumas das pessoas que nos permitiram acompanhar suas vidas nesses últimos quatro anos também estarão aqui com a gente, como a Fernanda Bianchini, Geyza Pereira e Everton Josafhat!”, informando que eles irão representar a entidade na estreia do longa, nos EUA.

Para Fernanda Bianchini, presidente da Associação que leva seu nome, tudo é possível na vida “quando se tem força de vontade e se acredita em um sonho. Estamos muito felizes em ver uma história tão linda sendo mostrada para o mundo. Agradeço de coração ao Alexandre por esta escolha e por ter se apaixonado por nossa história, verdadeiramente transformadora”, replicou.

Ficha técnica:

Título original: ‘Looking at the Stars’ (Olhando pras Estrelas)

Categoria: documentário curta-metragem

Direção e edição: Alexandre Peralta, documentarista

Roteiro: Alexandre Peralta, Melissa Rebelo Kerezsi

Produção: Alejandro Ernesto Martinez B., Alexandre Peralta, Melissa Rebelo Kerezsi, Corina Maritescu, Thais Peralta

Diretor de Fotografia: Guan Xi, Alexandro Ernesto Martinez B.

Sonorização: Alexis & Sam

Elenco: Cesar Albuquerque, Geyza Pereira, Fernanda Bianchini Saad, Sandra Macedo e Thalia Macedo

Gênero: documentário

Idioma: português

Duração da versão em curta-metragem: 30 minutos

Duração da versão em longa-metragem: 90 minutos

Ano: 2016

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9X2hop2YsUk

Site: www.starsdoc.com

Sobre a Associação Fernanda Bianchini Cia Ballet de Cegos A AFB hoje atende a cerca de 200 alunos de várias idades, a maioria deficiente visual. Sua metodologia de ensino do Ballet Clássico é pioneira e reconhecida mundialmente. A integração social de deficientes por meio da dança, principalmente do balé como uma atividade extracurricular, é a principal missão da entidade. Sua história teve início em 1995, quando a jovem bailarina Fernanda Bianchini começou a ensinar voluntariamente passos de Ballet para algumas alunas do Instituto de Cegos Padre Chico, em São Paulo, com o intuito de motivá-las por meio da cultura. É a única companhia de Ballet de Cegos do mundo, sediada na Vila Mariana, zona Sul da cidade de São Paulo. Em 21 anos de existência, o grupo de bailarinos da escola já participou de apresentações na Argentina, Inglaterra, Alemanha e nos EUA.

Posts Recentes
Arquivo

ANUNCIE AQUI!

bottom of page