Pesquisa Origem e Destino 2017 Metrô SP / ACSP - Distrital Tatuapé
O Metrô de São Paulo em parceria com a Associação Comercial de São Paulo.
A Associação Comercial de São Paulo - Distrital Tatuapé recebeu no dia 20 de Julho o Palestrante Epaminondas Duarte Junior, que explicou e tirou todas as dúvidas referente a pesquisa.
O Metrô de São Paulo está completando 50 anos com a Pesquisa OD 2017 "Origem e Destino 2017", e é a ferramenta essencial ao planejamento dos transportes na região, nada mais é que uma investigação sobre o padrão de viagens que as pessoas fazem diariamente na Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
PESQUISA ORIGEM E DESTINO: 50 ANOS
Em 1967, a Prefeitura Municipal de São Paulo realizou os estudos que levaram à criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo um ano depois.
Um subsídio fundamental desses estudos foi a Pesquisa Origem e Destino realizada em 1967. O estudo teve como resultado o primeiro projeto de rede básica do Metrô de São Paulo.
Desde então, a cada dez anos, sem interrupção, o Metrô realiza a maior pesquisa de mobilidade do Brasil, a Pesquisa Origem e Destino, chegando a sua sexta edição em 2017.
Em 2002 e 2012, foram realizadas as Pesquisas de Mobilidade, com amostra menor, com o objetivo de avaliar se as tendências analisadas nas Pesquisas OD de 1997 e 2007 continuavam as mesmas.
O QUE É A PESQUISA ORIGEM E DESTINO
A Pesquisa Origem e Destino – ou Pesquisa OD como muitas vezes é chamada – é uma investigação sobre o padrão de viagens que as pessoas fazem diariamente numa região. Além da informação de origens e destinos, a pesquisa também levanta os motivos e os modos de transporte dessas viagens.
A Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP é composta de duas etapas:
Pesquisa Domiciliar, que faz o levantamento das viagens internas à RMSP¹;
Pesquisa na Linha de Contorno que faz o levantamento das viagens externas à RMSP².
Você anda a pé? De ônibus? De carro? De metrô? De trem? De bicicleta? De moto? De onde para onde?
Queremos saber de suas viagens em um dia normal da semana. Conhecê-las vai ajudar a planejar o que é melhor para os deslocamentos na sua cidade e na região...
Todos os tipos de deslocamento serão identificados nos dois levantamentos – o de viagens externas e o de viagens internas.
Para conhecer melhor como acontecem as viagens diárias na cidade e na região, estas são vistas sob a ótica de outras informações, como a renda, a idade, o gênero, a escolaridade, os locais de residência, trabalho e escola, ou seja, os chamados dados socioeconômicos da população que são também pesquisados.
COMO É FEITA A PESQUISA ORIGEM E DESTINO
Os dois levantamentos da Pesquisa Origem e Destino têm processos de pesquisa próprios:
A Pesquisa Domiciliar é realizada mediante entrevistas com todos os residentes de domicílios escolhidos por sorteio, através da aplicação de um questionário estruturado. Esta pesquisa investiga as características das viagens de todos os moradores de um domicílio em dia útil anterior e suas características socioeconômicas.¹²
Em todos os domicílios, estas são as informações coletadas:
1 - Dados do domicílio, família, residentes: idade, gênero, escolaridade, renda, ocupação.
2 - Endereços de trabalho e de escola.
3 - Dados de viagens realizadas no dia anterior à entrevista: locais de origem e destino, modos de transporte utilizados, motivo, horários de início e fim de viagem, tempo de viagem.
A Pesquisa na Linha de Contorno é feita de duas maneiras
a) a contagem estruturada de veículos – ônibus, caminhões, autos e motos; b) entrevistas com ocupantes de veículos que entram, saem ou cruzam a região. Este levantamento é feito em pontos estratégicos nas rodovias que cruzam a região.
O levantamento nas rodovias é complementado por entrevistas com viajantes e usuários em aeroportos, terminais de ônibus e ônibus fretados que vêm de fora da RMSP e têm ponto final em estações de metrô.
Para demais dúvidas e detalhamento da pesquisa, entre em contato pelo site: http://www.metro.sp.gov.br