Uma Vitrine para muitos Talentos -Shopping Anália Franco recebe ‘’Costurando o Futuro’’
Pela primeira vez no empreendimento, o projeto, apoiado pela Fundação Volkswagen, impulsiona a geração de trabalho das comunidades no entorno das fábricas
De 25 de setembro a 25 de outubro, quem passar pelo Shopping Anália Franco poderá conhecer de perto o projeto “Costurando o Futuro”. Apoiado pela Fundação Volkswagen, a iniciativa contribui para impulsionar o desenvolvimento social de grupos de costura e artesanato no entorno de fábricas da Volkswagen por todo o Brasil.
No Piso Lírio, será montada uma loja social, onde será possível adquirir produtos como nécessaires, bolsas, mochilas, aventais e lixeiras para carros, tudo produzido por artesãs a partir de uniformes usados por funcionários, amostras de tecidos, bancos dos carros e até mesmo cintos de segurança.
Além de impulsionar o desenvolvimento social com geração de oportunidades de trabalho, o projeto também contribui para reduzir o impacto ambiental com a diminuição dos descartes das fábricas. Nesse projeto, a reutilização é aplicada na forma mais pura que existe, o que faz o ciclo de vida dos materiais se estenderem, contribuindo para a sustentabilidade do nosso planeta.
Uma equipe de empreendedoras, formada pelo projeto, é a responsável por toda a administração, gestão e venda dos produtos, controle de estoque, entre outras funções. A equipe é 100% dedicada ao dia a dia da loja. Mais do que uma loja, uma atração interativa de responsabilidade social e ambiental, que valoriza o poder de transformação dos indivíduos e da sociedade. “Mexe muito com a auto estima. A gente se sente capaz de produzir. ”, afirma Irene Bau, aluna do Costurando o Futuro.
“Para o Shopping Anália Franco, é uma honra poder receber esse projeto e apresentar esse brilhante trabalho para os nossos clientes. É um grande exemplo de uso da criatividade em benefício próprio e do meio ambiente. ”, afirma Fabíola Soares, gerente de marketing do empreendimento.
Resultados expressivos
Desde o início, “Costurando o Futuro” já reutilizou 76 toneladas de tecido e beneficiou 222 pessoas com formação em corte, costura e empreendedorismo. Além disso, para garantir a sustentabilidade do projeto, algumas artesãs formalizaram o empreendimento social para seguir com o trabalho de forma autônoma ou em Rede, criando seu próprio negócio, seja em grupos produtivos ou microempresas individuais (MEIs).
Os resultados do projeto em São Bernardo do Campo foram apresentados no estande da Volkswagen na Rio + 20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em junho de 2012. No período de 2012 a 2015, o projeto foi replicado em São José dos Pinhais (PR), atendendo 90 mulheres da comunidade, onde foi possível iniciar um diferenciado e produtivo trabalho em rede. E em 2016/17 já atendeu mais 61 novas mulheres de dois municípios do Paraná.
Projeto Costurando o Futuro no Shopping Anália Franco
Data: 25/09 a 25/10
Horário:
De segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 14h às 20h
Local: Piso Lírio
Endereço: Av. Regente Feijó, 1.739 – Tatuapé – São Paulo
Informações: 4003-4133 e www.shoppinganaliafranco.com.br