Caixa de Memórias ganha sessões extras no Centro Cultural São Paulo
O espetáculo Caixa de Memórias, da Companhia Razões Inversas, em cartaz no Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho até 29 de julho, ganha seis novas sessões para compensar aquelas que foram canceladas por problemas técnicos e jogos da Copa do Mundo. As apresentações extras acontecem nos dias 21 e 28 de julho, às 18h; nos dias 22 e 29, às 17h; e nos dias 25 e 26, às 21h.
Com encenação de Marcio Aurelio e texto de José Eduardo Vendramini, crônica épico-emocional investiga a passagem do tempo e suas consequências sobre as relações familiares. Elenco traz Walter Breda, Denise Del Vecchio, Paulo Marcello, Samanta Precioso, Gonzaga Pedrosa, Laís Marques e Carolina Fabri.
O texto trata da formação dos núcleos familiares na virada do século XX, responsáveis pela criação e montagem das cidades e de seus redutos com as diferentes células, que dão forma à figura do homem nostálgico brasileiro. São homens oriundos de diferentes pontos que trazem no peito uma dor à qual não sabem nomear: saudade é a argumentação da busca. Faz o elogio das raízes familiares profundas, que tanto norteiam as relações pessoais através do tempo quanto as problematizam. Nesse sentido, não haveria família que não fosse o resultado – aceito ou rejeitado – de grandes princípios genéticos, éticos e emocionais. Esta peça trata das heranças profundas – por vezes doloridas - que a Arte pode transformar em compartilhamento familiar e social.
O personagem principal é o tempo. A “Caixa de Memórias” é como uma câmera fotográfica que registra os que se vão, e também uma tumba, onde se processam as cerimônias rituais da deposição dos restos mortais dos familiares. O objetivo da encenação é tomar o texto como micro-organismo da peça para desenvolver e ampliar seu discurso interno, dando sustentação ao projeto poético do espetáculo.
O texto que servirá como base - pois está ligado à grande transformação da cena do fim do século XIX e início do século XX - trata da colocação do homem em nova sociedade, no grande movimento em transformação, a dimensão temporal. Aqui mora o trágico dos tempos modernos: o tempo e a velocidade, e a grande transformação social.
SINOPSE
No início do Século XX, um jovem casal apaixonado dá início a um novo núcleo familiar. Além de hospedar e cuidar dos velhos ancestrais dos dois lados, o casal tem dois filhos e luta bravamente pelo progresso material, com sucessivas vitórias e posterior decadência. As perdas familiares (naturais no caso dos ancestrais) culminam com a viuvez da esposa, agora mãe de dois filhos adultos, uma moça e um rapaz. A saga familiar prossegue contando a história destas duas pessoas, até que, um dia, o pedido de documentação familiar feito por uma neta (que precisa viver no Exterior) traz à tona toda a longa trajetória familiar.
FICHA TÉCNICA
Encenação: Marcio Aurelio
Texto: José Eduardo Vendramini
Elenco: Walter Breda, Denise Del Vecchio, Paulo Marcello, Samanta Precioso, Gonzaga Pedrosa, Laís Marques e Carolina Fabri
Cenários e figurinos: Marcio Aurelio
Iluminação: Ney Bonfante
Preparação corporal: Luciana Hoope
Trilha Sonora: Marcio Aurelio
Operação de Som: André Lemes
Foto: João Caldas Fº
Assistente de Encenação: Paulo Marcello
Assistente de Direção: Gonzaga Pedrosa
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produção executiva: Luiz Alex Tasso
Direção de produção: Paulo Marcello
Realização: Cia Razões Inversas
CAIXA DE MEMÓRIAS - de José Eduardo Vendramini
Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade - São Paulo/SP
Telefone: 11 3397-4002
Capacidade: 321 lugares
Gênero: Drama
Duração: 100 minutos
Classificação: 14 anos
Dias: De 22 de Junho a 29 de Julho Horários: Sexta e Sábados às 21h e Domingos às 20h
Sessões extras acontecem nos sábados, dias 21 e 28/7, às 18h; nos domingos, dias 22 e 29/7, às 17h; na quarta e quinta-feira, dias 25 e 26/7, às 21h.
Ingresso: R$20 (inteira)- R$10 (meia-entrada) e grátis para pessoas com deficiência.
Venda na bilheteria e pela internet: www.ingressorapido.com.br