ANATOL, obra inédita no Brasil do austríaco Arthur Schnitzler no teatro João Caetano
Inédita no Brasil, Anatol, do dramaturgo e médico austríaco Arthur Schnitzler (1862-1931), ganha montagem do consagrado Grupo TAPA, com direção de Eduardo Tolentino de Araujo. O espetáculo - contemplado pelo ProAC 2017, no edital de Produção de Espetáculo Inédito - estreia no dia 3 de agosto, sexta-feira, às 21h, no Teatro João Caetano, na Vila Mariana.
Com tradução feita especificamente para a encenação, a peça, publicada em 1982, é o primeiro texto teatral escrito pelo polêmico autor vienense, que flertava com as ideias do psicanalista Sigmund Freud sobre a sexualidade humana. Pouco conhecido no Brasil, Schnitzler também é autor de La Ronde (“A Ciranda”), que foi censurada em 1903 por causa de seu conteúdo erótico – semelhante ao de Anatol.
Dividida em seis curtos episódios, com diálogos carregados de humor ácido, a peça traça as aventuras e desventuras de um Don Juan moderno em sua busca incessante de prazer em relações desprovidas de afeto. Em cada história, Anatol e seu cúmplice Max (uma espécie de duplo do protagonista) têm amantes diferentes – burguesas, atrizes, prostitutas e costureiras –, sem fazer distinção de idade, classe social ou estado civil.
Em uma época de moral sexual bastante elástica e liberação feminina, essas mulheres não são mocinhas frágeis e inocentes da literatura do século 19, mas sim donas da própria vida sexual. Em sua diversidade, elas revelam a vulnerabilidade do homem moderno em sua falsa crença de domínio e supremacia.
Tendo como pano de fundo a efervescência artística e intelectual de Viena na virada do século 19, ambiente que forjou o conceito de modernidade e revolucionou a vida cultural europeia do século 20. Apaixonado pela psiquiatria, Schnitzler disseca com bisturi o comportamento masculino diante de suas parceiras, seus medos e suas perplexidades.
Ficha técnica:
Título Original: Anatol
Texto: Arthur Schnitzler
Tradução: Eduardo Tolentino de Araujo e Fernando Navarro
Direção: Eduardo Tolentino de Araujo
Assistência de Cenário/Figurinos: Marcela Donato
Elenco: Adriano Bedin, Antoniela Canto, Ariel Cannal, Athena Beal, Bruno Barchesi, Camila Czerkes, Cinthya Hussey e Isabela Lemos
Contrarregras: Luiz Antônio Motta e Natália Beukers
Produção e administração: Ariel Cannal
ANATOL
Teatro João Caetano
Endereço: Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino - São Paulo/SP
Telefone: 11 5573-3774/ 5549-1744
Capacidade: 438 lugares
Dias: De 03 de Agosto a 26 de Agosto
Horário: Sextas e Sábados às 21h e Domingo às 19h
Duração 110 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)